
Todo mundo já ouviu falar de Crepioca e, te adianto, é uma delícia! Aqui em casa, minha filha adora quando eu preparo, então essa receita acabou virando um clássico por aqui, principalmente para reduzir o consumo de pão. E como não podia deixar de compartilhar com vocês, hoje vou te mostrar exatamente como eu faço a minha crepioca!
De onde veio a Crepioca?
A crepioca é uma receita relativamente recente e que surgiu aqui no Brasil. Determinar um “marco-zero” exato é complicado, porque ela parece ter nascido da combinação do crepe francês, que se popularizou nas capitais nos últimos tempos, com a tradicional tapioca nordestina. O nome, claro, vem da junção de “crepe” + “tapioca”.
Com a crescente busca por uma alimentação mais equilibrada e saudável, a crepioca virou a opção ideal, pois mistura goma de tapioca com ovo, resultando em uma textura mais firme, saborosa e nutritiva do que a tapioca pura. E o melhor: ela é tão versátil quanto a tapioca, permitindo a adição de recheios e coberturas para aprimorar ainda mais a experiência gastronômica.

Eu e a Crepioca
Gente, confesso que demorei para postar essa receita porque tem algumas que vejo tanto por aí que me dá uma preguicinha de repetir no blog hahahaha. E a crepioca é uma delas. Mas como o meu blog é praticamente um diarinho virtual das coisas que eu como, comecei a me sentir meio “sabotadora” por não postar, já que essa receita faz parte do meu dia a dia.
Sempre que quero pegar leve na alimentação – o que ultimamente acontece direto – incluo a crepioca no meu cardápio. De manhã, opto por mamão com iogurte no café da manhã e, no jantar, crepioca. No almoço, como o que tiver disponível, mas sempre com moderação. Normalmente, eu como a crepioca sem recheio (já que o objetivo é manter a alimentação leve), apenas enroladinha, porque, sinceramente, acho que ela já é saborosa o suficiente.
Mas chega de papo e vamos ao que interessa!
Ingredientes
Eu misturo:
- 1 ovo;
- 2 colheres (sopa) de goma para tapioca (aquela que já vem pronta para fazer na frigideira);
- 2 colheres (sopa) de parmesão ralado (escolha um bom parmesão, hein!);
- 1 colher (sopa) de salsinha;
- Sal e temperinhos a gosto.
Bata tudo com um garfo ou batedor de arame e prepare como uma panqueca em uma frigideira com um bom antiaderente.
Modo de Fazer a Crepioca
Assim como uma panqueca, deixo dourar de um lado, viro e, se não for rechear, ralo um pouco mais de queijo por cima e enrolo na frigideira mesmo. Mas, caso prefira, pode rechear com o que quiser!
Já adianto que essa belezinha sustenta muito bem e não causa aquela sensação de “estufamento” que os pães costumam deixar quando os comemos no jantar. Mas, claro, de vez em quando ainda como um pãozinho, porque né? A gente não é de ferro!
E aí, quem mais é fã de crepioca? Se fizer essa receita, me conta o que achou!
Deixe um comentário